fb

Business content

5 min de leitura

Fluxos inteligentes na cadeia de fornecimento

Cinco tendências relacionadas à tecnologia auxiliam na identificação de oportunidades, através da captura de dados e geração de insights, num período de alta instabilidade na cadeia de suprimentos

Carlos Siqueira

22 de Abril

Compartilhar:
Artigo Fluxos inteligentes na cadeia de fornecimento

As cadeias de fornecimento são a espinha dorsal da economia global. Nos últimos anos, elas têm se tornado mais complexas, com um número cada vez maior de centros de produção e distribuição espalhados em todo o mundo. Atualmente vivemos um período de vulnerabilidade, com paralisações de operações e restrições globais de transporte. Isso mostra que os bens acabados e as matérias-primas não estão disponíveis quando, onde e como as empresas e os consumidores querem.

Assim, nesse momento, há alta volatilidade de diversos suprimentos vitais devido aos padrões de demanda inconsistentes, flutuações do estoque e centros de distribuição com restrições. Dessa forma, qualquer interrupção pode trazer efeitos graves, o que força as empresas a reformular sua estratégia e buscar maior dinamismo, responsividade e resiliência, bem como a aproximação dos seus processos internos com seus ecossistemas externos.

Uma pesquisa recente do Institute for Business Value, com dois mil executivos da cadeia de fornecimento em todo o mundo, aponta o que empresas de vários segmentos têm feito para se adaptar aos novos tempos, cada vez mais desafiadores. Cerca de 10% dos entrevistados, um grupo que chamamos de inovadores, superaram significativamente os outros. O resultado é que nos últimos três anos, os inovadores relataram crescimento de receita 34% maior e 326% a mais de lucratividade do que seus concorrentes.

Conhecimento é poder

Interrupções futuras nas cadeias de fornecimento globais são inevitáveis. Por isso é essencial que elas estejam preparadas para ajustes das operações com velocidade e eficiência, respondendo aos padrões de compra e consumo que podem mudar rapidamente.

Isso aponta que prever a demanda por meio de modelos de séries temporais baseados apenas no histórico de vendas e nos dados operacionais, remendados com alguns dados atuais, pode levar ao planejamento impreciso e desalinhado com a demanda real. Isso promove superávit ou falta de estoque, além de inibir uma abordagem proativa para mitigar os riscos.

A geração de dados granulares confiáveis, e em tempo real, passou de desejável para necessário. Não é por acaso que as organizações líderes da cadeia de fornecimento, os inovadores, usam inteligência em tempo real com uma frequência de 35% superior aos seus pares, como representado no gráfico a seguir.

Esses dados, aliás, em parceria com tecnologias exponenciais como robótica, automação, IoT, nuvem, computação de ponta e blockchain permitem o desenvolvimento de fluxos de trabalho inteligentes.

Organizações líderes da cadeia de suprimentos, os inovadores, usam inteligência em tempo real

Os fluxos de trabalho inteligentes são orientados por inteligência artificial, adotam a automação sempre que possível, facilitam a integração horizontal e fornecem uma visibilidade de 360 graus da cadeia e as potenciais interrupções. Eles também capacitam o desenvolvimento de uma torre de controle – um centro de comando personalizado de dados com métricas de negócios e eventos por toda a cadeia de fornecimento.

Ao melhorar a confiabilidade, os fluxos de trabalho inteligentes trazem resiliência e estreitam a lacuna entre situações inimagináveis e o movimento antecipado para mitigação de riscos, tais como o deslocamento da força de trabalho e as interrupções no atendimento ao cliente.

Desse modo, é interessante apontar que tanto os inovadores como seus pares relataram investimentos e expectativas semelhantes em robótica e automação. No entanto, nas outras tecnologias exponenciais, os inovadores lideram o caminho. Por exemplo, os inovadores investiram 30% a mais em inteligência artificial e 31% em computação de ponta, como destacado no gráfico a seguir:

Inovadores como seus pares relataram investimentos e expectativas semelhantes em robótica e automação

Dada sua posição de vanguarda na aplicação de tecnologia, os inovadores estão mais otimistas do que seus pares de que esses investimentos serão lucrativos, especialmente em relação à internet das coisas (IoT), inteligência artificial, nuvem e computação de ponta, de acordo com as informações registrados no primeiro gráfico.

Além disso, os inovadores superam, significativamente, seus concorrentes em capacidade de resposta, agilidade e produtividade, todos os fatores de mudança de jogo que criam resiliência e influenciam sua confiança na configuração e execução de operações.

Cinco tendências da cadeia de fornecimento interconectada

Os fluxos de trabalho inteligentes, geram valor por reelaborarem a forma como o trabalho é feito, adicionando inteligência artificial e automação nas tarefas diárias, trazendo respostas e permitindo a geração de insights. Dessa forma, eles são o "centro de gravidade", posicionando-se como a conexão de cinco tendências para aumentar a capacidade de resposta e a flexibilidade da cadeia de fornecimento.

Personalização da experiência do cliente: as cadeias de fornecimento precisam se diferenciar por meio de uma experiência personalizada para o cliente e que seja parte integrante em todos os pontos de contato. Os inovadores entendem essa centralidade do cliente e buscam essa experiência personalizada com uma frequência de 40% superior aos outros entrevistados.

Operações autocorretivas: o foco é a autonomia, incorporando capacidades de autoaprendizagem e autocorreção. Os ativos conectados entendem o estado atual, aprendem e agem em conformidade, antecipando-se para o aproveitamento dos processos automatizados e softwares de autocorreção. Os inovadores fazem uso de operações autocorretivas 53% a mais que seus pares.

Modelos operacionais ágeis: para possibilitar uma cultura de responsabilidade, alinhada aos objetivos estratégicos e com colaboração contínua. Esses modelos permitem a geração de insights de forma mais rápida, apoiando as equipes internas e os ecossistemas de uma organização. Os inovadores relatam uma expectativa de 20% maior de que os modelos operacionais ágeis se tornem uma vantagem competitiva nos próximos três anos.

Redes transparentes e éticas: as redes blockchain proporcionam que redes multissetoriais e multiempresariais forneçam visibilidade compartilhada de dados confiáveis para gerar insights e melhorar a qualidade das decisões. Elas também podem reduzir erros de pedidos e melhorar a resolução de disputas entre o ecossistema. 70% dos entrevistados disseram que blockchain aumentará a transparência no fornecimento.

Configurações de computação dinâmica: ambientes de nuvem híbrida, plataformas e computação dinâmica podem trazer clareza sobre os dados de forma responsiva. Os inovadores apontam investimentos 30% superiores ao de seus pares na implementação de inteligência artificial e tecnologias exponenciais para automatizar suas operações.

DADOS E INSIGHTS

O ponto comum entre estas cinco tendências é o uso da tecnologia para obtenção de dados e geração de insights. É a concepção da transformação digital de dentro para fora na organização, identificando oportunidades e agindo de forma mais rápida e efetiva em um momento de alta volatilidade da cadeia de fornecimento.

Compartilhar:

Autoria

Carlos Siqueira

É responsável por desenvolvimento de negócios e aplicações de inteligência artificial para supply chain na IBM Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Gestão da tecnologia

12 Janeiro | 2023

Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Em entrevista, advogado André Giacchetta explica os impactos das novas regras na União Europeia – e os reflexos da lei no Brasil

Paulo César Teixeira

5 min de leitura

Imagem de capa Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

Business content

31 Março | 2022

Modernização de aplicações: como acelerar a transformação digital?

O modelo de negócio deve ser repensado para se obter o melhor de um programa de modernização, que deve ser realizado de forma progressiva, balanceada e orientada

Renata Proença

3 min de leitura

Imagem de capa Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Business content

18 Março | 2022

Atendimento cognitivo: de onde viemos e para onde vamos

Em nome das experiências sem ruído, os negócios incorporam chatbots em seus atendimentos. Mas eles precisam de equipes preparadas para lidar com modelos estatísticos, algoritmos de IA, NLP e ciência de dados

Claudia Nolla Kirszberg

7 min de leitura

Imagem de capa Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Business content

11 Março | 2022

Novas versões para os velhos modelos de negócio high touch

Não se sabe ainda se esta era será marcada pelo distanciamento social, mas essa possibilidade faz com que acrescentar tecnologias a serviços de alto contato tradicionais seja um negócio promissor

Matt Josefy

4 min de leitura

Imagem de capa As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Business content

22 Fevereiro | 2022

As tendências comportamentais que prometem moldar os negócios em 2022

Relatório Fjord Trends 2022 aponta para o início de uma transformação comportamental. Ivan Lucchini, diretor executivo da Fjord, parte da Accenture Interactive, explica como acompanhar essas mudanças

Rodrigo Oliveira

6 min de leitura

Imagem de capa Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Business content

17 Fevereiro | 2022

Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Autoatendimento digital, APIs e processamento de dados fazem toda diferença na hora de planejar uma melhor experiência do consumidor

Leonardo Pujol

4 min de leitura