11 min de leitura

O papel da inteligência artificial na gestão da força de trabalho

Uma implantação bem sucedida exige um cuidadoso exame ético e o desenvolvimento de novas competências

Mohammad Hossein Jarrahi, Mareike Möhlmann e Min Kyung Lee
12 de julho de 2024
O papel da inteligência artificial na gestão da força de trabalho
Este conteúdo pertence à editoria Tecnologia, IA e dados Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Algumas das tarefas mais complexas de gestão, como o acompanhamento de funcionários ou seleção de candidatos, agora podem ser delegadas às máquinas, com o apoio da tecnologia digital. Embora ainda incipiente, a delegação de funções inerentes à gestão para algoritmos vem se tornando uma parte fundamental na transformação digital das organizações.

Esses algoritmos prometem tornar os processos mais efetivos e eficientes. Por exemplo, podem acelerar uma contratação fazendo a triagem de um grande número de candidatos a um custo relativamente baixo. Eles podem também dar às empresas a possibilidade de monitorar a produtividade ou desempenho dos funcionários. Contudo, deve-se examinar as questões éticas envolvidas e potenciais efeitos negativos para as pessoas. No caso de recrutamento e seleção, por exemplo, as críticas às ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) surgiram a partir da constatação de critérios prejudiciais a determinados grupos sociais, o que provocou esforços no sentido de se ter normas para garantir a ética na construção de sistemas.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Mohammad Hossein Jarrahi, Mareike Möhlmann e Min Kyung Lee
Mohammad Hossein Jarrahi é professor-associado na UNC School of Information and Library Science (Carolina do Norte, nos EUA). Mareike Möhlmann é professor-assistente do departamento de informação e gestão de processos na Bentley University (Massachusetts, nos EUA). Min Kyung Lee é professor-assistente na School of Information na University of Texas (Austin, nos EUA).

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui