5 min de leitura

Quanto falta para a semana de quatro dias chegar?

Talvez esse sonho não esteja tão longe de se tornar realidade. O novo modelo está sendo bastante cotado entre os empregadores que têm o objetivo de reduzir despesas, reter colaboradores e melhorar o bem-estar deles

Ben Laker
30 de julho de 2024
Quanto falta para a semana de quatro dias chegar?
Este conteúdo pertence à editoria Gestão de talentos Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

Antes tida como uma fantasia irrealizável, a semana de trabalho de quatro dias começou sutilmente a ganhar espaço nos últimos anos. Embora ainda pareça um sonho distante para a maioria dos trabalhadores, algumas empresas mais avançadas em conceitos de gestão de pessoas já estão adotando semanas mais curtas para que seus funcionários se sintam mais felizes e produtivos.

A maior experiência de teste da semana curta até hoje, na qual participaram 2.900 trabalhadores de 61 empresas diferentes, foi feita no Reino Unido, entre junho e dezembro de 2022, e acaba de apresentar seus achados. Foram usados vários desenhos equivalentes a quatro dias de trabalho por semana, como folga às sextas-feiras, flutuante ou concentrada. A experiência mostrou que a satisfação no trabalho aumentou significativamente, melhorou o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e o estresse foi reduzido. Os resultados também mostraram que cresceu a qualidade dos produtos e do serviço ao cliente, além de uma redução relevante em faltas e problemas de saúde.

Este conteúdo é exclusivo para pagantesJá tem acesso? Fazer loginAssinar
Ben Laker
Ben Laker é professor de liderança na Henley Business School da Universidade de Reading e coautor de *Too proud to lead: how hubris can destroy effective leadership and what to do about it* (Bloomsbury, 2021).

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui