O propósito do Social Good Brasil é tornar pessoas, organizações e governos cada vez mais fluentes nesse novo idioma e hábeis para navegar no oceano de dados
“Em meus primeiros artigos, contei como vejo a fluência em dados, uma habilidade essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho. Na verdade, essa não foi uma opinião baseada em achismo. Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, o “pensamento analítico e inovador está entre as 15 competências mais valorizadas até 2025” (Future of Jobs Survey/2020). Também compartilhei as 7 competências da metodologia proprietária e inovadora criada pelo Social Good Brasil, nossa base para a criação de todos os nossos conteúdos e programas.
Agora venho compartilhar um grande momento do Social Good Brasil, organização da qual tenho a alegria em ser presidente-voluntária e acompanhar cada passo pioneiro.
O SGB faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolis, um dos mais renomados do Brasil, trazendo tendências mundiais para o país como tech for good e data for good desde o seu surgimento, em 2012. Esse mês, lançamos a nossa Jornada de Educação em Dados. Fique comigo até o final deste artigo para descobrir como embarcar nessa jornada e aprender o idioma essencial para transformar a vida de muitos!
Dados já foram chamados de “”o novo petróleo””. No entanto, nós preferimos ver os dados como um oceano vivo, cheio de mistérios para explorar. E com o qual temos uma responsabilidade enorme de cuidar. O problema é que pouca gente sabe navegar e mergulhar nele. A maioria não sabe sequer nadar.
Contamos de forma divertida o nosso propósito com a educação em dados no nosso vídeo institucional. Mas estamos conscientes que nossas razões são baseadas em dados que reforçam a importância do nosso propósito. Como a pesquisa divulgada pela Cisco, que aponta quase 30 bilhões de dispositivos conectados em 2023, mais de três vezes do que a população global.
Você consegue imaginar quais serão os desafios do mundo digital? Sabemos hoje que “62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa e apenas 42% ocasionalmente questionam o que lê na internet”, conclusões do estudo Iceberg Digital, desenvolvido pela Kapersky. Precisamos minimizar os efeitos negativos da tecnologia para que, no mínimo, ninguém se afogue.
Em 2021, o propósito do Social Good Brasil é levar uma metodologia inovadora e exclusiva de educação em dados para todo o Brasil, tornando acessível um idioma essencial para o mundo digital e para o futuro, para tomar melhores decisões na vida pessoal e profissional e para gerar impacto positivo na sociedade.
Para ajudar as pessoas a navegarem no oceano de dados, criamos uma jornada. Do primeiro contato de quem está aprendendo a nadar no mar até a experiência profunda de quem já navega bem nesse oceano de dados.
Para começar a colocar o pé na água, as pessoas podem acessar conteúdos e experiências incríveis sobre o oceano dos dados como o Festival SGB, maior evento de dados e tecnologia para impacto social do Brasil, que esse ano celebra a 10ª edição em outubro (salve a agenda para os dias 26 a 30 de outubro), e o Festival SGB 365 (que teve a 1ª edição em junho e reuniu uma curadoria das edições anteriores).
Além da série Habilidados, que será lançada em julho no canal do Youtube do SGB com episódios inéditos e de conteúdos inspiradores e educativos sobre fluência em dados no blog e redes sociais.
Nessa Jornada, também temos duas formações que aprofundam as competências da metodologia inovadora de educação em dados SGB. O Cidadão de Dados SGB será lançado no formato EAD no segundo semestre, para pessoas que queiram aprender sobre dados de um jeito simples e acessível. Já o Laboratório SGB é voltado para organizações criarem soluções de dados personalizadas, com mentoria do SGB e de cientistas de dados da nossa rede.
Aliás, a comunidade é um pilar essencial nesses quase dez anos do Social Good Brasil. Composta por fellows SGB e cientistas de dados que atuam como multiplicadores, são pessoas maravilhosas que nos ajudam a propagar a importância da educação em dados na vida das pessoas, assim como levar a nossa metodologia para diversos lugares do país.
No Social Good Brasil, queremos formar novos exploradores desse oceano de dados. No entanto, para ajudá-los, é preciso identificar se você está quase se afogando no mar de dados, se já consegue iniciar pequenos mergulhos ou, até, se já pode apoiar outras pessoas a começarem a nadar nesse mar.
Para isso, acabamos de lançar uma ferramenta de autoavaliação inédita no Brasil, criada para medir o nível de fluência em dados das pessoas, criada com base nas 7 competências da metodologia exclusiva desenvolvida pelo Social Good Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, você descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor.
A autoavaliação SGB é um teste individual e é para todos: empresários, gestores e líderes que querem se desenvolver mais na fluência em dados, tomando decisões importantes do seu negócio com base em dados e não em achismos ou para garantir ética, privacidade e proteção de dados da sua empresa ou dos seus clientes.
Também pode ser feita por colaboradores de organizações de todos os setores que, descobrindo o quão fluente são em dados, podem evoluir e buscar diferenciais em sua carreira. Cientistas de dados também podem se beneficiar, ao descobrir como a sua expertise pode ser usada para gerar impacto positivo, assim como gestores públicos que, em meio aos desafios atuais, precisam rapidamente aprender a lidar com o enorme volume de dados gerados na digitalização e a tomar decisões mais eficientes.
Comece agora a sua autoavaliação. Ao finalizar, você receberá por e-mail uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem. E depois me conte qual é o seu nível de fluência em dados.
Ainda tem dúvidas de que educação em dados é pra você? Deixo aqui o convite para continuar a conversa nas redes sociais do SGB, interagindo com conteúdos feitos para você iniciar essa jornada de aprendizado: Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter.
Muito obrigada pela leitura. Todo feedback é super bem-vindo. Até a próxima!””