Criticar ajuda ou atrapalha o brainstorming criativo? Depende do contexto
Qualquer pessoa que já tenha participado de um brainstorming em grupo conhece as regras básicas: foco na quantidade, não na qualidade. Esteja aberto a ideias improváveis, estranhas. E, acima de tudo, não critique. Esses princípios foram concebidos no fim dos anos 1940 por Alex Osborn, sócio da prestigiada agência BBDO, de Nova York, e padrinho não oficial do brainstorming. Osborn acreditava – e muitos estudos o respaldam – que para maximizar a criatividade o brainstorming deveria ser livre e sem julgamentos. “A criatividade”, disse ele, “é uma flor tão delicada que o elogio tende a fazê-la florescer, enquanto o desencorajamento muitas vezes a mata ainda em botão”.
Pesquisas recentes, porém, lançaram dúvidas sobre a regra “nunca criticar”, mostrando que críticas poderiam, na verdade, aumentar a criatividade e a imaginação. Forçar os participantes a não julgar a qualidade das ideias durante um brainstorming poderia até sufocar o pensamento e a expressão livres.