12 min de leitura

O que todo gestor precisa saber sobre data exchanges

A era dos silos de big data está chegando ao fim. Dados vêm sendo compartilhadosem mercados online

José Parra-Moyano, Karl Schmedders e Alex “Sandy” Pentland
30 de julho de 2024
O que todo gestor precisa saber sobre data exchanges
Link copiado para a área de transferência!

A ideia de que muitas empresas dependem de dados para produzir ou comercializar bens e serviços não é nova. Já em 2018, o modelo de negócio de quatro das seis maiores empresas do mundo em valor de mercado – Amazon, Alphabet, Facebook e Alibaba – era fundado no uso de dados para otimizar a publicidade.

Dados, no entanto, diferem muito dos fatores de produção tradicionais, como capital e trabalho. Por exemplo, uma empresa precisa de dados de um enorme número de clientes para ganhar escala, especialmente quando usa algoritmos – na publicidade e em outros modelos de geração de receita. Assim, a relação entre os dados e a privacidade do indivíduo – e até a segurança nacional – é delicada, o que dificulta a comercialização eficiente e transparente em mercados de dados e faz com que sejam mantidos em silos fechados apesar de sua natureza digital, não raro impedindo a maximização de seu valor.

Como liderar num mundo que mudou
Este conteúdo faz parte da edição #4 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
José Parra-Moyano, Karl Schmedders e Alex “Sandy” Pentland
José Parra-Moyano é professor assistente da Copenhagen Business School, da Dinamarca. Karl Schmedders é professor de finanças do IMD, da Suíça. Alex “Sandy” Pentland é professor titular do MIT Media Lab e diretor do MIT Connection Science, EUA.

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui