Centro de formação executiva focado em liderança, inovação e curadoria de conteúdos para líderes e gestores do futuro.

Conheça mais

O portal brasileiro da faculdade de gestão do MIT, trazendo conteúdo de qualidade e cinfiável sobre o tema.

Você está aqui

Acesso a estudos exclusivos e materiais de ensino produzidos pela faculdade de negócios de Harvard.

O portal referência em negócios na China, endossado pela universidade de negócios Cheung Kong.

O CNEX faz parte do ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro.
CREPÚSCULO DOS DEUSES 3 min min de leitura

Os quatro zumbis da liderança

A ideia que você tem de liderança ainda vale ou será que já morreu, mas continua passeando entre nós?

Augusto Dias Carneiro
Os quatro zumbis da liderança
Link copiado para a área de transferência!

“Liderança” é um termo que, de tão gasto, perdeu o sentido. Se você gosta de explorar, em livrarias físicas (lembra?), a seção “Administração & Negócios”, talvez não pense assim. Mas fiz uma busca na Amazon.com.br usando essa palavra-chave e recebi de volta 400 páginas de resposta – com 22 livros em cada uma. 

Em meio a tanto conteúdo, qual é o real significado de liderança hoje? Alguns de seus aspectos ainda estão valendo, mas outros são “zumbis” que ainda estão por aqui, como definem três professores em um artigo publicado em 2024 – “Zombie Leadership: Dead Ideas that Still Walk among Us” (ou liderança zumbi: ideias mortas que ainda caminhando entre nós). 

Depois de analisar quase trinta anos de definições, esses autores fizeram um amálgama: liderança é um processo pelo qual uma ou mais pessoas contribuem para atingir objetivos compartilhados pela formação de crenças, valores e compreensões do contexto. Isso requer:

  1. Influenciar seguidores.
  2. Que esses seguidores atinjam resultados tangíveis e quantificáveis.
  3. Que esses seguidores queiram atingir esses objetivos (em vez de serem obrigados).
  4. Agir no coletivo.

Os quatro zumbis da liderança

Os autores do artigo listam sete ideias mortas sobre liderança – que, com a ajuda do consultor australiano Alexis Zahner, resumo em quatro:

Somente líderes podem liderar

Totalmente errado: o mundo de hoje é organizado em torno de relacionamentos e conexões, portanto o charme e o carisma têm quilometragem limitada. E tem mais: esse tipo de frase parece ignorar que toda liderança exige seguidores.

Líderes têm qualidades que os distinguem dos outros

Errado também. Os autores mostram que todos nós podemos aprender a liderar, alavancando (em vez de reprimindo) nossas habilidades autênticas e características da nossa personalidade.

O sucesso de um grupo deve ser atribuído ao seu líder

Outra grande falácia. Hoje, o sucesso é fruto de delegar poder a subordinados e reconhecer suas contribuições, tanto no “o quê” como no “como” fazer.

A história do mundo é essencialmente sobre grandes líderes

Esse aí valeu. Até agora. Mas nada impede que seja diferente daqui para a frente.

Por que essas ideias mortas continuam perambulando entre nós?

Na ficção, sabemos que os zumbis, por já terem morrido, tornam-se invencíveis porque nada os atinge. Analogamente, essas ideias sobrevivem em dois tipos de organização, nas quais elas se fazem muito presentes no dia a dia:

  • Aquelas em que opositores da Diversidade e Inclusão perpetuam suas posições por privilegiarem (em todas as funções relevantes) líderes homens, brancos, autocratas e narcisistas – que supostamente obtêm resultados por causa de seu carisma. 
  • Enormes empresas controladas por bilionários, que todo mundo conhece, e ainda são lideradas por pessoas com esse perfil zumbi. Preciso mencionar nomes?
Augusto Dias Carneiro
Coach, headhunter, mediador e board member, Augusto Dias Carneiro é sócio da Zaitech Consultoria. É autor do livro Guia de Sobrevivência na Selva Empresarial. O lançamento de sua próxima obra, O Livro das Ideias: Inovação e Empreendedorismo, está previsto para abril de 2025.

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui