fb

Transformação digital

3 min de leitura

Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Equipes conectadas são elemento-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios.

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

16 de Outubro

Compartilhar:
Artigo Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

As transformações no mundo do trabalho aceleradas pela pandemia de covid-19, e que continuam em curso até hoje, fizeram com que companhias de todos os setores e tamanhos aprendessem a lidar com a equipe trabalhando de forma remota. Passados alguns anos, o momento tem sido de definição quanto ao modelo a ser adotado. Empresas vêm flexibilizando para atender aos desejos dos colaboradores, muitos dos quais demonstram preferência por continuar em home office ou em formato híbrido.

Assim, para garantir produtividade, comunicação alinhada e, consequentemente, oferecer uma boa experiência digital, as empresas tiveram de investir em ferramentas digitais que viabilizem o trabalho remoto. Uma delas é a intranet. A solução não é novidade nas organizações, mas seu foco era mais limitado a algumas questões corporativas. O que se viu, de 2020 para cá, foi uma evolução da intranet que se tornou o que tem sido chamado de digital workspace.

“O digital workspace é um conceito que se refere a um ambiente virtual unificado onde os funcionários podem acessar e interagir com todos os sistemas, aplicativos, dados e recursos necessários para realizar suas tarefas, tudo isso usando um login único. Essa abordagem visa fornecer uma experiência integrada e consistente, independentemente do dispositivo ou local de trabalho do usuário”, explica Raphael Buffone, diretor de negócios para América Latina da Liferay.
Uma empresa que tem se beneficiado do uso desse ambiente é a Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, que deu um salto ao implantar o Minha Klabin, projeto que impactou os cerca de 23 mil funcionários diretos espalhados por 23 unidades no Brasil e uma na Argentina.

Antes do projeto, a solução existente contava com um ecossistema digital amplo e fragmentado, com menos de 10% de engajamento. Além disso, a maioria dos fluxos de solicitações e serviços eram manuais. O Minha Klabin trouxe ganhos para todas as áreas da companhia, em especial para a comunicação interna e para a TI. Ali, colaboradores de áreas operacionais têm acesso à ferramenta, incluindo as notícias de todas as unidades, o que melhorou o engajamento e o alinhamento interno.

O digital workspace foi construído depois de uma série de análises e processos, que incluiu entrevistas, pesquisa online, matriz CSD, análise de consumo, benchmarking e sessões de brainstorming. Os usuários da ferramenta têm acesso a serviços e conteúdos – como holerite, empréstimo consignado, espelho de ponto etc. –, através de um ecossistema digital integrado, com uma experiência de trabalho personalizada, para que possam se comunicar, colaborar e serem produtivos de forma segura a qualquer tempo e de qualquer lugar, até mesmo por dispositivos móveis com capacidade reduzida de armazenamento.

No ambiente de trabalho digital da Klabin, há mais de 70 produtos e serviços digitais disponibilizados, além de 14 serviços agregados na plataforma com uso de Single Sign-On (SSO), o chamado login único. A adesão à plataforma ultrapassa os 90% dos colaboradores, e o índice de satisfação dos usuários é de 95%. A solução trouxe, entre os benefícios, a redução das responsabilidades de infraestrutura, diminuiu a dependência de parceiros externos e permitiu que a equipe de TI permanecesse focada na entrega de soluções para o negócio.

O time também ganhou em agilidade, já que se trata de stack nativo de DevOps, o qual aumenta a frequência de implementação que, consequentemente, permite o lançamento mais rápido de novos recursos. A Klabin tem mais planos para seu workspace digital, incluindo funcionalidades como dashboards de big data e recursos de machine learning.

“Aumentar a produtividade dos colaboradores é uma meta fundamental para qualquer empresa que busca melhorar seu desempenho e competitividade”, destaca Buffone. “Uma plataforma que conecta as equipes de uma companhia tem o poder de quebrar os silos e democratizar a informação dentro das diferentes áreas, o que representa um salto de qualidade para uma melhor atenção aos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas (B2C ou B2B)”, conclui.

Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe aqui o e-book Experiência digital: uma aliada para o futuro dos negócios.

Compartilhar:

Autoria

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

Artigos relacionados

Imagem de capa O impacto da experiência digital nos negócios

Fórum: Experiências Digitais - Coprodução MITSMR + Liferay

30 Janeiro | 2024

O impacto da experiência digital nos negócios

Empresas que oferecem jornadas digitais aos clientes têm aumento na lucratividade.

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

3 min de leitura

Imagem de capa O caminho para interações mais inteligentes

Fórum: Experiências Digitais - Coprodução MITSMR + Liferay

22 Novembro | 2023

O caminho para interações mais inteligentes

A importância da inteligência dos dados na construção das jornadas digitais.

Ticiana Werneck

6 min de leitura

Imagem de capa Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Transformação digital

16 Outubro | 2023

Equipes conectadas são elementos-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios

Equipes conectadas são elemento-chave a favor da produtividade e eficiência dos negócios.

Redação MIT Sloan Management Review Brasil

3 min de leitura

Imagem de capa O papel da governança em TI na aceleração digital das empresas

Governança

13 Setembro | 2023

O papel da governança em TI na aceleração digital das empresas

A tendência é ter um alinhamento entre as governanças corporativa e de TI nas organizações

Ticiana Werneck

5 min de leitura

Imagem de capa A experiência digital do cidadão

Fórum: Experiências Digitais - Coprodução MITSMR + Liferay

11 Agosto | 2023

A experiência digital do cidadão

Na jornada de transformação digital, gestores do setor público enfrentam o desafio de aplicar a visão centrada no cliente na prestação de serviços à população

Denise Turco

6 min de leitura

Imagem de capa 5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Transformação digital

20 Julho | 2023

5 aspectos-chave para impulsionar a transformação digital nas organizações

Em diferentes indústrias e setores, os gestores devem adquirir conhecimentos e competências para terem sucesso na era digital e aproveitarem as oportunidades que surgem em seus negócios

Wandick Leão Féres, André Luis de Castro Moura Duarte e Thomaz Martins de Aquino

9 min de leitura