4 min de leitura

Tudo sobre tendências – Mercados instáveis e em transformação – parte 4 de 5

Na quarta parte de análise do negócio de tendências, exploro como a figura do consumidor exigente, infiel e globalizado demanda investimentos contínuos em inovação e no estudo de tendências

Luís Rasquilha
25 de junho de 2024
Tudo sobre tendências – Mercados instáveis e em transformação – parte 4 de 5
Este conteúdo pertence à editoria Estratégia e inovação Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

As tendências estão tendo uma grande influência na economia do consumo. Sendo assim, é cada vez mais importante compreender como os consumidores estão mudando.

As tendências, enquanto catalisadoras das necessidades, são as dinamizadoras da velocidade da mudança do consumidor e dos produtos, da diminuição das fronteiras tradicionais demográficas, do aumento do poder do consumidor e da natureza da globalização.

A análise sistemática de padrões de mudança evita que as empresas recuem no mercado e fornece inegáveis insights para que as empresas se adaptem para mudar formas de atuação, identificando e dominando os novos mercados.

Inovação em períodos de incerteza

Em períodos de estabilidade de comportamentos e atitudes, as tendências têm menor impacto nas empresas pois, se os comportamentos e atitudes se mantiverem constantes, as empresas conhecem o que os mercados serão nos próximos tempos. Felizmente, esta não é a realidade atual.

Vivemos em profunda transformação e instabilidade, o que obriga a centrar a atuação na chave do processo: a inovação. As empresas que continuem com o mesmo target, no mesmo mercado, da mesma maneira, assistem à queda de suas vendas e inevitavelmente à sua morte.

Quantos mais os mercados mudam, mais importante é agarrar as tendências, que se tornam particularmente importantes porque o mundo está longe de ser estável e os consumidores estão agora, mais do que nunca, habituados a mudar.

Se o consumidor “é quem manda”, e o poder dos consumidores perante a decisão de compra está igualmente mudando, os novos comportamentos dos consumidores estão alterando a maneira como as marcas fazem negócio. E isso altera os padrões de ação das empresas pois, se antigamente as campanhas em massa eram constantes, não havia grandes mudanças, hoje, é difícil atingir uma relação estável de custo-eficiência dessa mesma massa.

Há canais mais diversificados que andam lado a lado com os diferentes comportamentos e atitudes dos consumidores, e a segmentação tribal e em mosaico torna-se cada vez mais crucial.

Os consumidores estão mais confiantes, mais exigentes e ao mesmo tempo menos leais, pois podem escolher um produto entre milhões de produtos e esperam uma qualidade e serviço excelentes. Confiam cada vez mais no seu próprio juízo e opinião e recorrem cada vez mais à internet para encontrar informação e conselhos.

O boca a boca tornou-se algo habitual nos nossos dias, com bastante influência nas decisões. Quanto mais escolhas possíveis, mais poder têm e quanto mais poder têm, mais importante é identificar e prever as mudanças dos seus comportamentos e atitudes, antes que essas afetem o negócio: é o que definimos como Boundary Blurring.

O consumidor global

Outro fator que afeta a importância das tendências é a conhecida globalização. O mundo está mais aberto para o impacto das tendências devido ao crescimento da velocidade e partilha de informação.

A maneira como o mundo está estruturado encoraja a influência rápida das tendências, que alastram em pouco tempo, ao contrário de antigamente, que demoravam bastante mais.

Os consumidores de cada país fazem hoje parte de uma gigante rede de mídia e partilha de comunicação. Se um mercado ou uma indústria é afetado por uma tendência, muito rapidamente outras serão igualmente afetadas.

Por outro lado, as influências socioeconômicas espalham-se mais rapidamente num mundo conectado entre si. Isto faz com que o impacto da tendências cresça rapidamente.

Para entender melhor o negócio de tendências, confira a primeira (conceitos), a segunda parte ([modelo do diamante]) e terceira parte (valor para marcas) desse projeto.

No próximo e último post sobre o tema: o benefício das tendências através de quatro perspectivas, e a importância de se observar o comportamento do consumidor.

Luís Rasquilha
CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui