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Web3: como a tokenização pode transformar o setor de viagens

Empresas de viagens têm buscado integrar tecnologias ligadas à web3, como redes descentralizadas e tokenização de ativos para melhorar o relacionamento com os consumidores e impactar o posicionamento competitivo delas

Tatiana Revoredo
12 de julho de 2024
Web3: como a tokenização pode transformar o setor de viagens
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De olho nos novos modelos de negócios e na possibilidade de criação de valor sustentável para clientes e parceiros, o setor de viagens têm buscado integrar tecnologias ligadas à web3, como redes descentralizadas e tokenização de ativos.

Neste contexto, no artigo de hoje veremos como blockchain, tokenização e NFTs são uma oportunidade para transformar modelos de negócios, o relacionamento com consumidores e impactar o posicionamento competitivo das empresas.

Como nada melhor que um exemplo prático para compreender algo, vamos começar com o caso de uso da Lufthansa – mais uma empresa de grande porte que aderiu à contratos inteligentes, tokenização de ativos e NFTs ao lado tantas outras como, por exemplo, Adidas, BMW, Bose, Coca-Cola, Dior, Gucci, Hublot, Lamborghini (V W Group), Mastercard, Mercedes-Benz, Michelin, National Geographic, Netflix, Nike, Nivea, Porsche, Samsung, Ticketmaster e Youtube.

Os programas de fidelidade ‘onchain’

A Lufthansa, um dos maiores grupos de companhias aéreas da Europa, em uma parceria com a Miles & More, lançou um programa de fidelidade via NFTs através do aplicativo UPtrip. Ele permite que seus clientes colecionem cartões e resgatar prêmios e recompensas via NFTs, como por exemplo acesso à sala VIP do aeroporto, upgrades de voo ou status e milhas-prêmio.

Agora, os passageiros podem optar por trocar cada cartão por cartões NFTs de troca, armazenando-os em suas próprias wallets, já que o aplicativo é integrado à blockchain Polygon.

Desde seu lançamento em março, mais de 20.000 usuários se registraram e mais de 200.000 cartões de troca digitais foram emitidos. A esta altura, você já deve estar se perguntando no que a fidelidade onchain – isto é, via tecnologia blockchain – é melhor que a fidelidade online?

É melhor apertar os cintos, antes de mergulharmos nos programas de fidelidade NFTs.

Como funciona o Uptrip da Lufthansa?

O processo de coleta de cartões da Lufthansa é simples

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1. Escaneie seu cartão de embarque.2. Selecione dois cartões para adicionar à sua coleção pessoal.3. Complete as coleções de NFTs de sua preferência.4. Troque as coleções por recompensas e vantagens como Wi-Fi de cortesia a bordo, milhas de bônus, acesso a salas de espera de negócios e benefícios exclusivos para viajantes frequentes.

Qual a diferença da fidelidade ‘onchain’ para os programas de milhagem ‘online’?

Além de utilizar NFTs baseados em blockchain, uma das diferenças está na forma como programa de fidelidade onchain impacta os clientes e pode realmente criar uma experiência diferenciada, capaz fidelizá-los à companhia aérea.

Os antigos programas típicos de fidelidade de companhias aéreas apenas lhe dão “pontos de milhas” (créditos aleatórios e impessoais) em sua conta, que você não verifica até a próxima viagem – e talvez, nem mesmo depois.

Já o programa de fidelidade onchain muda essa abordagem, e transforma os antigos pontos de milhagem aleatórios e impessoais em NFTs bonitinhos, colecionáveis e personalizados.

Ao fazer seus clientes coletarem cartões NFTs logo após aproveitarem o voo, a fidelidade onchain “ativa” seus usuários imediatamente após o voo, e os incentivam a se envolver. Depois disso, eles nunca mais se esquecerão que seus cartões NFTs colecionáveis, além de bonitos e por vezes atrelados ao destino de sua viagem, lhes proporcionam benefícios.

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Ora, isto é uma jogada genial para atrair e manter a atenção das pessoas, e pode causar um impacto significativo! Veja aqui a experiência de quem já usou o aplicativo.

Por que razão cartões colecionáveis NFT são melhores que os pontos de milhagem?

Existem três motivos:

– Cartões colecionáveis em NFT trazem maiores benefícios que milhas, pontos ou créditos, por não serem vinculados à pessoa.- Eles possibilitam a propriedade digital, o armazenamento permanente e podem ser transferidos a terceiros (negociabilidade).- Também permitem uma interação entre marcas.

Como os cartões colecionáveis NFT não são vinculados à pessoa, quando um usuário os recebe, pode revendê-los em mercados secundários à vontade, e vice-versa. A Lufthansa sabe disso e já está se programando para criar seu próprio marketplace.

Com eles, você poderá se conectar com outros passageiros por meio do aplicativo e trocar seus cartões NFT para completar suas coleções mais rapidamente. Quando você completa uma coleção, você ganha benefícios e descontos.

Para se ter uma ideia do que estamos falando aqui, vamos supor que você pegue um voo e, depois de resgatar seu NFT colecionável, alguém imediatamente lhe ofereça R$ 300 para comprá-la de você porque ela precisa do seu NFT para completar uma coleção.

Imagine a primeira vez que isso acontecer com alguém, como esta experiência impactará essa pessoa. Será que ela voará em outra companhia aérea?Por outro lado, oferecer algo colecionável é muito melhor que “pontos de milhas”. Por quê?

Viajar é criar memórias, e as milhas não proporcionam nada disso. Quem teve álbuns de figurinhas, ou já colecionou tampinhas de garrafa na escola sabe do que estou falando aqui.

Já imaginou adquirir um cartões colecionáveis que tem relação com as cidades que você visitou, seus planos de viagem, a aeronave em que voou, ou ainda, que te lembram que você ultrapassou a linha do Equador ou viajou no dia de Natal. Sim, o aplicativo UPtrip da Lufthansa disponibiliza cartões NFT especiais a seus passageiros, inclusive para quem sobrevoou o Polo Norte ou faz voo no Ano Novo.

Entendeu por que colecionáveis são melhores que pontos de milhagem?

Por fim, o último motivo pelo qual um cartão colecionável NFT é melhor que os antigos programas de fidelidade online diz respeito à chance das marcas colaborarem umas com as outras. Como assim?

Aqui, as possibilidades são infinitas, sendo possível inclusive uma porta para colaborações entre marcas nativas da web3.

Como nada melhor que um exemplo. Imagine que você possua uma certa quantidade de NFTs da Heineken e complete uma coleção no aplicativo Uptrip. Isso poderia liberar um desconto em um voo para Amsterdã, cidade onde a empresa Heineken nasceu.

Já imaginou se as passagens aéreas fossem NFTs? Isto já acontece, como veremos a seguir.

Na verdade, o uso de tecnologias relacionadas à web3 por companhias aéreas não é algo exatamente novo.

Que outras companhias aéreas já adotam tecnologias relacionadas à web3?

Desde março deste ano, a companhia aérea argentina Flybondi está fazendo exatamente isso – emitindo todos os seus bilhetes como NFTs por meio da blockchain Algorand.

A gigante Emirates Airlines aceita Bitcoin como método de pagamento e vem flertando com NFTs e experiências nos mundos virtuais no Metaverso.

A companhia aérea mexicana de baixo custo Volaris lançou dez NFTs como passes anuais, permitindo que o proprietário viaje para qualquer destino na rede da companhia aérea.

A Vueling, companhia aérea espanhola de baixo custo, também se comprometeu a pesquisar e adotar NFTs e os pagamentos cripto em 2023.

Perspectivas futurasvHoje, se por algum imprevisto você perder seu voo, perderá sua passagem ou precisará pagar uma multa absurda para remarcar seu voo.

Se as passagens fossem NFTs, você poderia vendê-las em um mercado secundário para outra pessoa.

Já imaginou como isto facilitaria muito a vida dos clientes e das próprias companhias aéreas – que costumam fazer overbooking dos voos?

O Uptrip foi criado com base na blockchain de camada 2 Polygon, e provavelmente é o aplicativo quem mais se beneficiará da atividade potencial dos colecionáveis NFT.

No entanto, como na web3 os primeiros usuários sempre são recompensados por contribuir com o crescimento de determinado projeto, o que você está esperando para participar da fidelização onchain?

Já pensou que ao compreender a dinâmica dos cartões NFT colecionáveis, você pode até usar essa experiência pra criar o seu próprio programa de fidelização onchain?

Conhecimento é poder!! Nos vemos em breve!”

Tatiana Revoredo
Tatiana Revoredo é especialista em aplicações de negócios blockchain e em estratégia de negócios em inteligência artificial pela MIT Sloan School of Management, em inteligência artificial pelo MIT CSAIL e em mitigação de riscos cibernéticos pela Harvard University. Estrategista de blockchain pela Saïd Business School, University of Oxford, ela é professora do curso “Blockchain para negócios“ no Insper e autora de três livros sobre esses temas.

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