Se a sua dor é ganhar escala com eficiência e maiores margens, saiba como algumas empresas estão adotando um modelo de negócio baseado em produto para alavancar a oferta de serviços.
A gestão de produtos vem rapidamente ganhando importância no mundo dos negócios – e para além do Vale do Silício. Tanto que agora os gestores de produto (antes cobiçados quase exclusivamente por empresas de tecnologia) estão sendo recrutados em números crescentes no setor de serviços. Empresas como Accenture, Chase, JPMorgan, Optum e Vanguard estão adicionando aos seus negócios mais funções de gestão de produtos. Mas por que organizações focadas em serviços estão buscando agregar características relacionadas a produtos?
Hoje, organizações que oferecem serviços – de tecnologia, jurídicos, de marketing e de contabilidade, por exemplo – enfrentam dois grandes desafios para crescer. Como a prestação de serviços depende essencialmente de pessoas, suas margens brutas são baixas, e o número de funcionários aumenta linearmente com o aumento da receita.