Na quinta e última parte desse projeto, analiso em 4 perspectivas os benefícios que as empresas podem consquistar com estratégias de identificação e integração das tendências nos planos de inovação
“Torna-se relevante, nesta fase de reflexão sobre o que são e para que servem as tendências, enumerar os principais benefícios da adoção de uma estratégia virada para a identificação e integração das tendências nos planos de inovação empresarial.
– A mudança é rápida, radical e atravessa demasiados mercados. Os consumidores têm uma grande influência no mercado e, por conseguinte, na estratégia de uma empresa. A mudança afeta o negócio em todos os setores. Contudo, não pode ser vista como um fator negativo. Se for corretamente abordada, torna-se um fator positivo e de elevado valor;
– As tendências oferecem grandes oportunidades. Explorar uma nova tendência tem efeitos benéficos nas vendas, na cota de mercado e nos lucros. Permite ainda evitar ameaças se a mudança for identificada antecipadamente.
– Uma simples mudança de comportamento pode dizimar uma indústria. Tivemos como exemplos os mercados das máquinas fotográficas digitais, substituídas pelos celulares com câmaras, ou a venda de CD substituídos pelos downloads de músicas.
– As tendências que tenham diretamente a ver com as atitudes fazem com que os consumidores tenham menos interesse em determinados produtos existentes vs. produtos que se alinham com as atitudes detectadas;
– A consciência dos consumidores reduziu a exigência de obter determinados produtos, devido à ecologia e ao impacto social;
– Novas atitudes e exigências também fazem com que o produto pareça menos atrativo quando comparado com a concorrência;
– Um produto amigo do ambiente poderá ter mais sucesso que um produto com uma tecnologia superior.
– Identificar e explorar tendências pode beneficiar indústrias e empresas. Contudo, falhar nessa mesma identificação pode ter um impacto negativo e, por consequente, não oferecer benefícios que comprometem o sucesso da empresa;
– Falhar na exploração de uma tendência em um mercado significa perder uma potencial oportunidade. Esta é a oportunidade de criar novos mercados ou desenvolver novos produtos de sucesso;
– Falhar uma nova tendência significa muito mais do que perder uma oportunidade. Significa perder o “comboio” da frente e ser ultrapassado pela concorrência;
– Ao se identificar antecipadamente uma tendência ganha-se tempo e oportunidade para aproveitar o impacto que daí pode advir;
– Se olhar para trás na história, existem empresas e indivíduos que não foram capazes de ter uma visão 360 e falharam tendências que hoje fazem parte do nosso dia a dia;
– Razões para a não identificação de tendências assentam muitas vezes no fato de indivíduos e empresas serem imunes a tendências e resistentes às mudanças, não compreendendo o potencial de uma tendência. A mudança afeta tudo e todos, e os consumidores, sejam de que mercado for, estão aptos a mudar, tal como todos os outros.
– Encontrar e apanhar tendências torna-se um benefício enorme enquanto falhá-las torna-se seriamente prejudicial. As tendências não aparecem do dia para a noite. As tendências precisam ser identificadas. Depois de o serem, têm de ser implementadas na política da empresa. Algumas empresas têm sorte, dado que a própria gestão está constantemente em partilha com os consumidores e sentem as mudanças automaticamente. Se não for assim, a única maneira é desenvolver processos para identificar e explorar tendências. Para que estes processos sejam de fato promissores, há que ter uma atitude de gestão, consultores e equipes que trabalhem com tendências;
– Contudo, não basta só identificar e explorar a tendência. Há que saber interpretá-la e implementá-la, sendo que a organização da empresa tem, muitas vezes, de ser alterada para receber este novo processo.
Definindo tendência como o surgimento de movimentos capazes de gerar ideias capazes de construir negócios rentáveis, podemos resumir em duas grandes palavras-chave a atuação da pesquisa ligada às tendências:
Mudança – Tendências são a manifestação de mudanças comportamentais e de atitudes em atividades, exibições e conversação dos consumidores.
Observação do Consumidor – Observar os consumidores é a base de ação para identificar e monitorizar o surgimento e a proliferação de tendências. Sistematizadas na linha de atuação: Observação – Identificação – Interpretação – Conversão e Implementação.
Para entender melhor o negócio de tendências, confira a primeira (conceitos), segunda parte (modelo do diamante) terceira parte (valor para marcas) e quarta parte (mercados em transformação) desse projeto.“”