Prática ainda pode soar estranha e gerar ansiedade entre executivos, compradores e fornecedores. Mas use suas vantagens para superar a resistência
É comum encontrar executivos céticos em relação à automatização dos processos de aquisição – especialmente quando isso envolve negociações. Mas as ferramentas automatizadas oferecem um ganho considerável para todos os interessados e são eficazes em muitos ramos de negócios.
Nos últimos três anos, estudamos modernas práticas de automação de compras em dezenas de organizações. Observamos tecnologias existentes há algum tempo, mas ainda pouco comuns (como leilões digitais), assim como outras mais recentes, como chatbots de IA. Concluímos que as empresas que usaram automatização de negociações de forma consistente economizaram dinheiro em relação àquelas que apostaram mais nas negociações pessoais tradicionais. Além disso, as negociações automatizadas aumentaram a produtividade do comprador, pois geram menos desperdício de tempo e energia com tarefas agora executadas por software. Fornecedores se beneficiaram da clareza sobre sua avaliação, ciclos de vendas mais curtos, feedback em tempo real sobre os processos e confiança de que seriam tratados de forma justa.