PILOTO AUTOMÁTICO 18 min de leitura

Saia do automático e faça advocacy por políticas climáticas

Em vez de insistir nas mesmas ações de sustentabilidade, organizações podem (e devem) ativar essa ferramenta poderosa para ter vantagem competitiva e mitigar riscos. Um exemplo brasileiro é inspirador: a Moratória da Soja

Richard Roberts
Richard Roberts
30 de setembro de 2024
Saia do automático e faça advocacy por políticas climáticas
Link copiado para a área de transferência!

Diante do desafio urgente de combater as mudanças climáticas, muitas organizações se mexeram para ser “carbono neutro”. Para isso, inovaram em produtos, em modelos de negócio e criaram programas que engajam fornecedores na redução das emissões de gases poluentes. Hoje, o que vemos é que essa mobilização toda também entrou no modo automático. Ano a ano, as empresas repetem essas ações, porém ignoram uma das ferramentas mais poderosas que têm à sua disposição: a advocacy.

Os enormes desafios sociais e ambientais que enfrentamos não serão resolvidos sem políticas públicas eficazes, e as organizações são agentes relevantes para que isso aconteça. Então o desalinhamento entre o que as empresas dizem e as causas pelas quais advogam acaba contribuindo para a falta de avanço nas questões socioambientais. (Como escreveu o italiano Alberto Alemanno, professor de direito da HEC Paris e fundador da organização The Good Lobby, ou o “lobby do bem”.)

Quando não recorrer ao piloto automático
Este conteúdo faz parte da edição #27 do MIT SMR Brasil.Já tem acesso? Fazer loginAssinarComprar edição
Richard Roberts
Richard Roberts
Richard Roberts é líder de investigação da Volans, think tank e empresa de consultoria focada em sustentabilidade e inovação, com sede em Londres, Inglaterra. Também trabalha como consultor estratégico e lidera o trabalho da Volans na atividade política corporativa, que se concentra em ajudar empresas sustentáveis a usar sua influência política de modo responsável e eficaz.

Este conteúdo está tagueado como:

Deixe um comentário

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui