Sustentabilidade, inovação e governanças 46 min de áudio

Economia circular: a gestão de resíduos como diferencial competitivo

Pinheiro Neto + MIT SMR Brasil
18 de julho de 2024
Este conteúdo pertence à editoria Tecnologia, IA e dados Ver mais conteúdos
Link copiado para a área de transferência!

A cada ano, cerca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos são gerados no Brasil. Deste montante, cerca de apenas 4% são reciclados. Por trás da enorme responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente, a gestão eficaz desses resíduos também se apresenta uma frente promissora de transformação de passivos em ativos — apenas a reciclagem de eletrônicos pode gerar R$ 800 milhões anuais e 40 mil empregos, segundo estimativas do Movimento Circular e da GM&C.

Embora conte com uma política nacional de resíduos sólidos, o Brasil ainda apresenta altos índices de informalidade e uma complexidade regulatória para certificar agentes autorizados de logística reversa — dois fatores essenciais para gerar créditos de reciclagem e monitorar a sustentabilidade de cadeias produtivas. 

No último episódio da série, os especialistas apresentarão o funcionamento e os princípios da economia circular, os efeitos para empresas e para o meio ambiente, o panorama do ambiente regulatório, o potencial de aplicação de novas tecnologias de monitoramento e certificação (Web3/blockchain), assim como seus impactos em outras frentes e pautas da agenda ESG.

Pinheiro Neto
Pinheiro Neto Advogados é um escritório brasileiro com sólida experiência em mais de 40 áreas do Direito Empresarial.

1 Trackback or Pingback

Deixe um comentário

Posts Relacionados

Você atualizou a sua lista de conteúdos favoritos. Ver conteúdos
aqui