PILOTO AUTOMÁTICO 11 min de leitura

As lições que aprendemos com a falha global da Microsoft

Uma atualização automática de software deu errado e causou perdas bilionárias – mas trouxe reflexões sobre como melhorar a gestão de TI e a segurança de dados

Milton Lima e Diego Souza
Milton Lima e Diego Souza
30 de setembro de 2024
As lições que aprendemos com a falha global da Microsoft
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No final de julho, a suspensão em escala global dos sistemas da Microsoft devido a uma falha de TI acendeu um alerta não só nas grandes organizações, mas também entre os usuários comuns de internet.

A pane foi causada por uma atualização malsucedida de software – uma das rotinas que mais simbolizam a ideia de piloto automático em uma organização. Nesse caso, o defeito estava no software Falcon, da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, e a atualização deu errado nos sistemas operacionais Microsoft Windows. Isso trouxe à tona questões críticas sobre gestão de crise na área de tecnologia.

Quando não recorrer ao piloto automático
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Milton Lima e Diego Souza
Milton Lima e Diego Souza
Milton Lima é doutor em cibersegurança e pesquisador líder de inteligência de ameaças do Centro de Competência Embrapii CESAR em Segurança Cibernética. Diego Souza é mestre em engenharia de software e especialista em desenvolvimento de software e liderança técnica, com experiência em implementação e manutenção de aplicações distribuídas escaláveis e de alto desempenho.

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