fb

Direito Digital

5 min de leitura

A necessidade de regulamentação do e-commerce no Brasil

Em sintonia com a alta demanda das compras online na pandemia, o Projeto de Lei nº 3.514/2015 busca garantir ao consumidor maior transparência e segurança para o comércio eletrônico, mas precisa ser acelerado e aprofundado

Maximilian Fierro Paschoal e Sasha Roeffero

24 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo A necessidade de regulamentação do e-commerce no Brasil

Conforme esperado, a pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do comércio eletrônico em todo o mundo. Uma vez que a massa de consumidores recorreu às compras pela internet, tendo em vista a suspensão temporária das atividades de lojas físicas, o setor nacional registrou alta de 75,5% no faturamento de janeiro a agosto de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, passando de R$ 44 bilhões para R$ 77,2 bilhões, segundo estudo da Neotrust Compre&Confie, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ainda de acordo com a ABComm, nesses mesmos oito meses, o número de transações no e-commerce aumentou 80% e, entre abril e setembro do ano passado, 11,5 milhões de cidadãos fizeram sua primeira compra online. Entretanto, mesmo antes da pandemia, já se discutia a necessidade de atualização do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor – hoje, com 30 anos de vigência –, com o objetivo de regulamentar especificamente o comércio eletrônico.

Em uma breve linha do tempo, em 2012, o então senador José Sarney criou o Projeto de Lei do Senado nº 281, que propôs a alteração do Código em questão para aperfeiçoar as disposições gerais sobre o comércio eletrônico. No ano seguinte, em 15 de março de 2013, houve a edição do Decreto nº 7.962, conhecida como a Lei do E-commerce, mas que trouxe poucas novidades no assunto, fazendo com que o debate seguisse. O PLS de Sarney, então, seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados, sob o nº 3.514/2015.

Informações sempre à vista do consumidor

A ideia central do PL 3.514/2015 está na criação de seção dedicada ao comércio eletrônico no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Na mesma linha do Decreto nº 7.962/2013, o PL de 2015 estabelece que sites e demais meios eletrônicos, assim como comunicações enviadas aos clientes para oferta ou conclusão de contrato de consumo, devem disponibilizar, em local de destaque, as principais informações a respeito do fornecedor e do produto ou serviço ofertado.

Essas informações incluem preço, despesas adicionais ou acessórias ao produto ou serviço, além das características essenciais do que o cliente está prestes a adquirir como, por exemplo, informações sobre eventuais riscos à sua saúde e segurança. Em suma, isso significa que, no e-commerce, nada de encontrar aquelas famosas letras miúdas.

Direito de arrependimento

O PL propõe ainda a alteração do artigo 49 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, que aborda o direito de arrependimento, ou seja, o direito que o cliente possui de desistir da compra no prazo de sete dias, sempre que a contratação ocorrer à distância ou fora do estabelecimento comercial. Quanto ao prazo estipulado, os sete dias passam a contar a partir da aceitação da oferta, do recebimento ou da disponibilidade do produto ou serviço – o que ocorrer por último.

Já sobre a contratação à distância, o PL conceitua como “aquela efetivada fora do estabelecimento ou sem a presença física simultânea do consumidor e do fornecedor, especialmente em domicílio, por telefone, por reembolso postal ou por meio eletrônico ou similar”. Equipara, ainda, essa contratação àquela em que, embora feita no estabelecimento comercial, o cliente não tenha tido a oportunidade de conhecer o produto ou serviço, por tal produto ou serviço não se encontrar em exposição ou ante à impossibilidade ou dificuldade de acesso ao seu conteúdo.

Em operações que envolvam retirada de recursos ou transação de financiamento, o PL propõe que, quando há o uso do direito de arrependimento, os contratos acessórios de crédito devem ser automaticamente rescindidos. Assim, o fornecedor de crédito deve receber de volta o valor total financiado ou concedido, incluindo eventuais juros incidentes até a devolução, tributos e tarifas, se aplicáveis.

Outra proposta diz respeito ao cliente que adquire passagens aéreas e quer exercer o mesmo direito, possibilitando que tenham prazos diferenciados, tendo em vista as peculiaridades do contrato, por norma fundamentada das agências reguladoras.

Para os infratores, sanções

O artigo 56 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor prevê as sanções administrativas aplicáveis nos casos de infração às normas impostas. Nesse sentido, o PL de 2015 propõe incluir nessas sanções a hipótese específica de “suspensão temporária ou proibição de oferta e de comércio eletrônico”.

Caso o fornecedor descumpra essa sanção, o PL sugere que o Poder Judiciário poderá determinar que os prestadores de serviços financeiros e de pagamento utilizados pelo fornecedor:

  • suspendam os pagamentos e transferências financeiras para o fornecedor de comércio eletrônico; e/ou

  • bloqueiem as contas bancárias do fornecedor, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis.

Independentemente disso, a redação proposta prevê a possibilidade de a autoridade instaurar processo administrativo para aplicação de outras sanções, tais como a devolução do valor pago pelo consumidor e o cumprimento da oferta pelo fornecedor.

No que diz respeito à proteção de dados, insere como infração penal o ato de “veicular, exibir, licenciar, alienar, compartilhar, doar ou de qualquer forma ceder ou transferir dados, informações ou identificadores pessoais sem a autorização expressa e o consentimento informado de seu titular”.

Contratos internacionais comerciais e de consumo

O PL 3.514/2015 também busca aperfeiçoar a disciplina dos contratos internacionais comerciais e de consumo e dispor sobre as obrigações extracontratuais como, por exemplo, sobre:

  • o foro competente para julgamento de demandas que versem sobre fornecimento de produtos ou serviços à distância;

  • nulidade de cláusulas de eleição de foro e arbitragem celebradas pelo consumidor; e

  • lei aplicável a conflitos decorrentes do fornecimento à distância internacional.

Como se percebe, o PL busca conferir ao consumidor maior transparência e segurança no que diz respeito às operações realizadas por meio eletrônico, na tentativa de adequar e complementar o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor a um atual cenário de crescimento contínuo (e acelerado) do comércio eletrônico e das demandas relacionadas ao setor.

Compartilhar:

Autoria

Maximilian Fierro Paschoal e Sasha Roeffero

Maximilian Fierro Paschoal é sócio de relações de consumo de Pinheiro Neto Advogados. Sasha Roeffero é associada de relações de consumo de Pinheiro Neto Advogados.

Artigos relacionados

Imagem de capa A influência da IA no entretenimento

Direito Digital

14 Dezembro | 2023

A influência da IA no entretenimento

As questões legais para o uso da inteligência artificial nessa indústria

Cristiane Marsola

5 min de leitura

Imagem de capa Herança digital: conceito, perspectivas e desafios no direito brasileiro

Direito Digital

11 Abril | 2023

Herança digital: conceito, perspectivas e desafios no direito brasileiro

Na ausência de regulação específica, questão é permeada pela insegurança jurídica e suscita embate entre o direito à sucessão e a proteção à privacidade. Como acomodar esses interesses conflitantes?

Carlos Edson Strasburg Junior e Joana Elisa Loureiro F. Guilherme

7 min de leitura

Imagem de capa Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Gestão da tecnologia

12 Janeiro | 2023

Os impactos da lei que determina o combate à ilegalidade e à desinformação pelas big techs na UE

Em entrevista, advogado André Giacchetta explica os impactos das novas regras na União Europeia – e os reflexos da lei no Brasil

Paulo César Teixeira

5 min de leitura

Imagem de capa Metaverso impulsiona debate sobre tributação no mundo virtual

Direito Digital

04 Outubro | 2022

Metaverso impulsiona debate sobre tributação no mundo virtual

Os novos panoramas econômicos trazidos pelo metaverso podem ser um caminho para o Brasil se alinhar às práticas tributárias internacionais

Ana Carolina Carpinetti e Victoria Puperi da Rosa

5 min de leitura

Imagem de capa Os desafios regulatórios do mercado de criptoativos

Direito Digital

20 Setembro | 2022

Os desafios regulatórios do mercado de criptoativos

Criação de gatekeepers, onda de tokenização de ativos, o uso de criptoativos em transações internacionais e o crescimento das finanças descentralizadas estão entre as tendências e preocupações do mundo dos criptoativos

Tatiana Guazzelli, Giovana Treiger Grupenmacher e Catharina Fávero Mirandola

6 min de leitura

Imagem de capa A moderação de conteúdo nas plataformas digitais no período eleitoral

Direito Digital

28 Junho | 2022

A moderação de conteúdo nas plataformas digitais no período eleitoral

Na era das fake news, o Judiciário se une a plataformas da internet para o combate à desinformação

André Giacchetta e Barbara Vilela

6 min de leitura